medicina diagnóstica

especialidades médicas

Conheça as especialidades em medicina diagnóstica que o IACS oferece.


Ginecologia

Exames Oferecidos

Colposcopia
Vulvoscopia
Colpocitologia oncótica
Biopsia de colo, vagina e vulva e anátomo-patológic.
Pesquisa para HPV (Captura Hibrida, PCR, Genotipagem, Expressão E6 e E7)
Bacterioscopia e cultura de secreção vaginal
Pesquisa de Chlamydia trachomatis, gonococco, gardnerella, cândida, micoplasma, Sífilis e Herpes.

 

Médicas Responsáveis

Dra. Lílian Wendy da Cunha Glória,
Médica titulada em Colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia Cervical Uterina e Colposcopia.

Dra. Maria Fernanda de Sousa Asevedo
Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia e titulada em Colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia Cervical Uterina e Colposcopia.

 

O que é colposcopia ?
Colposcopia é um dos exames que a medicina dispõe para diagnosticar algumas doenças e para fazer a prevenção do câncer ginecológico. Ele é realizado por uma médica especialista através de um aparelho, o colposcópio, que permite a visualização do colo do útero e das paredes vaginais com grande aumento. Durante a colposcopia a médica inspeciona minuciosamente o revestimento daquelas regiões em busca de anormalidades como infecção, processo inflamatório, cicatriz devida a procedimento anterior e, principalmente, alterações que possam sugerir a presença do câncer.

O que é biopsia?
Algumas vezes, dependendo do aspecto das alterações presentes na colposcopia, poderá ser necessário a complementação da observação com o estudo do tecido local alterado, e para isso é realizada a biópsia. A biópsia consiste na retirada de um pequeno fragmento de tecido que será encaminhado a estudo anátomo-patológico. O resultado desse exame fornecerá um diagnóstico preciso para que o ginecologista possa fazer o tratamento adequado. A biópsia é um procedimento indolor porque as regiões manipuladas não possuem inervação e, portanto, não têm sensibilidade.

Qual o preparo para a realização destes exames ?
Para que não haja alteração da secreção vaginal e do aspecto do colo, recomendamos que, a partir de 3 dias antes do exame, a paciente não esteja menstruada, não use cremes vaginais, não tenha relações sexuais e não faça lavagem interna da vagina, tipo ducha vaginal (o banho normal não interfere no exame). 

Há algum risco de eu ser contaminada com alguma doença ao fazer estes exames ?
Não. Para evitar qualquer tipo de risco de contaminação utilizamos espéculos descartáveis e material esterilizado.

Estes exames devem ser agendados pelo telefone (13) 3281.3000.