medicina diagnóstica

especialidades médicas

Conheça as especialidades em medicina diagnóstica que o IACS oferece.


Diagnóstico por Imagem

Exames oferecidos

Densitometria Óssea (Digital)
Ultrassonografia
Mamografia digital

 

Densitometria Óssea

O que é Densitometria óssea?
A densitometria é o exame de referência para o diagnóstico da osteoporose. É realizada em aparelho de última geração que utiliza a técnica de DEXA - Absorciometria por raios X com Dupla Energia.
osteoporose, por sua vez, é um distúrbio do metabolismo dos ossos caracterizado pela diminuição da densidade mineral óssea, que leva a um aumento da fragilidade esquelética e maior risco de fraturas. Este distúrbio pode ser decorrente do processo natural de envelhecimento ou resultante de alguma doença.  A osteoporose é a doença óssea metabólica mais frequente, sendo a fratura a principal manifestação clínica decorrente.  É uma das mais importantes doenças associadas com o envelhecimento e a fratura de fêmur, a consequência mais dramática da osteoporose.
Perto de 15% a 20% dos pacientes com fratura de quadril morrem devido à fratura ou suas complicações em um período de 3 meses.  Até 1/3 dos pacientes com fraturas morrerão em 6 meses. O restante, em sua maioria, ficam com graus variáveis de incapacidade.
Em aproximadamente 20% dos casos de osteoporose, uma doença causadora pode ser identificada, entretanto, em 80% dos casos, a osteoporose está relacionada a pós-menopausa ou a osteoporose senil.


Quais são as indicações para esse exame?
As medidas da densitometria óssea devem ser realizadas nas seguintes situações:
- Todas as mulheres de 65 anos ou mais
- Mulheres em deficiência estrogênica com menos de 45 anos
- Mulheres na peri e pós-menopausa
- Mulheres com amenorreia prolongada (mais de 1 ano)
- Todos os indivíduos que tenham sofrido fratura por trauma mínimo ou atraumática
- Indivíduos com evidência radiográfica de osteopenia ou fratura vertebral
- Todos os homens com 70 anos ou mais
- Indivíduos que apresentem perda de estatura ou hipercifose torácica
- Indivíduos em uso de corticóides por 3 meses ou mais
- Mulheres com índice de massa corporal baixo (menor que 19 kg/m2)
- Portadores de doenças ou em uso de medicações associadas à perda de massa óssea
- Para monitoramento de mudanças de massa óssea decorrente da evolução da doença e dos diferentes tratamentos disponíveis.


Há algum risco em se submeter a esse exame?
Não, a radiação empregada pelo aparelho é muito pequena. O exame pode ser feito e repetido sem risco.


É necessário algum preparo para o exame? 
Sim.

Este exame deve ser agendado pelo telefone: (13) 3281-3000.

 

Ultrassonografia

O que é ultrassom?
A ultrassonografia é um método de diagnóstico que se baseia na reflexão do som, sendo esta reflexão também chamada de eco. Por isso alguns denominam este método de ecografia. O ouvido humano tem a capacidade de perceber sons cujas freqüências vão de 20 Hz a 20.000 Hz. Abaixo de 20 Hz temos os infra-sons e acima de 20.000 Hz temos os ultra-sons. Em resumo, no diagnóstico por ultrassom temos uma fonte produtora de sons na frequência mencionada e um mecanismo de detecção e processamento das ondas sonoras refletidas. Este método oferece o que nenhuma outra tecnologia de diagnóstico por imagem é capaz de oferecer: capta as imagens e reproduz os tecidos sem danificá-los, sem causar danos biológico ou comprometer as delicadas estruturas do nosso corpo, sem agressividade e, normalmente, sem produzir nenhuma dor; com isto podemos avaliar se o paciente apresenta alguma patologia ou não, o que é conseguido com extrema precisão em alguns casos. 

Quais os diferenciais da ultrassonografia realizada no IACS?
1. O IACS entrega o laudo da grande maioria dos exames logo após a realização do mesmo
2. Equipamentos de última geração para o melhor diagnóstico das doenças
3. Médicos treinados e qualificados
4. Laudos completos, elaborados de forma clara e didática para a melhor compreensão do médico solicitante
5. Possibilidade de realização de exames de imagem e laboratoriais no mesmo local
6. Exames realizados com Gel aquecido;
7. Gravação em DVD
8. Realização exames 3D e 4D, com fotos e gravação em DVD; *
9. Contato do médico solicitante com nossos médicos para maiores esclarecimentos, sempre que julgar necessário
11. Agendamento fácil pela central telefônica
12. Ótima localização
13. Facilidade de estacionamento
14. Entrega do laudo em qualquer das unidades do IACS. O laudo pode ser ainda entregue na residência ou em outro local definido pelo paciente.** 
* Esta documentação depende da idade gestacional, das condições do feto durante o exame (posição, líquido amniótico, etc) 
** Esta entrega estará sujeita a taxa pré estabelecida pelo laboratório.

 

Este exame deve ser agendado pelo telefone: (13) 3281-3000.

 

Mamografia

O que é mamografia ?
A mamografia é um método de diagnóstico por imagem que utiliza o raio x para a visualização do tecido mamário, e sendo de alta resolução, a dose de radiação usada é baixa, não trazendo nenhum prejuízo à saúde.
Atualmente é o método de escolha para detectar anomalias nas mamas.

Quando fazer uma mamografia ?
Para que você cuide da saúde de suas mamas, é fundamental consultar seu médico regularmente, fazer o auto-exame das mamas mensalmente e realizar mamografia pelo uma vez por ano a partir dos 40 anos, recomendação esta que pode variar de acordo com achados de exame e fatores de risco da paciente.

A mamografia pode revelar alterações benignas e malignas antes mesmo que você ou seu médico possam percebê-las. Desta forma, possibilita o diagnóstico precoce de doenças malignas e consequentemente maior possibilidade de êxito no tratamento.

Qual a duração do exame?
O exame completo geralmente leva apenas 15 minutos. Normalmente, o técnico tirará duas ou mais radiografias de cada mama depois que a mesma tenha sido ligeiramente comprimida até ficar com uma espessura mais uniforme. Essa compressão proporciona uma mamografia clara e detalhada, reduzindo a quantidade de exposição aos raios-X. 

O que eu vou sentir ?
O procedimento produz uma sensação de pressão ou constrição por apenas alguns segundos. Se sentir desconforto, informe ao técnico. Para minimizar essa possibilidade, tente marcar sua mamografia logo após sua menstruação, quando a possibilidade das mamas estarem sensíveis é menor.

Como é feita a mamografia?
Uma técnica treinada em mamografia realiza o exame através de um equipamento especialmente projetado para isso, o mamógrafo, e um médico especializado em radiologia interpreta o exame.


Preparo do Exame
Não use desodorante, talco, perfume ou cremes nas mamas ou axilas no dia do exame, essas substâncias podem deixar resíduos que interferem no resultado. Trazer os exames anteriores (mamografia, ultrassonografia, RM, biópsias). É necessário informar à técnica seu histórico de cirurgias,inclusive plástica, ou biópsias e se está amamentando ou se há suspeita de gravidez.

Sinais de Doenças da Mama

  1. Nódulo na mama.
  2. Aumento recente do tamanho de uma das mamas
  3. Mudança da posição de uma mama em relação à outra
  4. Espessamento ou enrugamento da pele da mama
  5. Retração do mamilo
  6. Saída de secreção ou sangue pelo orifício mamilar
  7. Alteração da cor ou prurido na pele areolopapilar
  8. Aparecimento de nódulos nas axilas

Diante de qualquer destes sintomas ou sinais, procure logo seu médico. Nem todos os nódulos que aparecem nas mamas são tumores malignos, somente um médico e os exames podem esclarecer.