o IACS

notícias

  • 11dez
  • Exames
Medicina Moleculares e Genômica IACS

Medicina Moleculares e Genômica IACS

Desde 2014 o Instituto de Análises Clínicas de Santos vem realizando testes moleculares na sua unidade Sede, no setor de Medicina Molecular.  Devido à expansão dos exames ofertados, esse setor passa a se tornar a Divisão de Medicina Molecular e Genômica do iacs.

A Divisão é atualmente dirigida pelo Dr. Flavio Ferraz de Paes e Alcantara, que tem uma longa ligação com a Medicina Molecular.  Ele trabalhou (1996 a 2001) como pesquisador “post-doctoral fellow” no The Scripps Research Institute (CA-EUA) e, desde dezembro 2005 trabalha como médico concursado do Hospital das Clínicas FM USP, onde atua justamente como na Seção de Biologia Molecular da Divisão de Laboratório Central.

Existem hoje várias plataformas para uma diversidade de testes moleculares.  Para os testes infecciosos, o PCR em Tempo Real com extração automatizada, foi escolhido para garantir alta precisão nas análises.  “O coeficiente de variação destes ensaios é inferior a 1,5% ou < 0,1 log cópias/mL, uma precisão incomparável nas análises de carga viral”, lembra o diretor.  A sensibilidade para cargas virais em HCV atinge 15 copias/mL, a melhor sensibilidade hoje disponível”.  A realização de testes moleculares no IACS nos possibilita controlar a qualidade de todo o processo além de diminuir o tempo de entrega dos resultados.

Para cargas virais em HIV, a sensibilidade do PCR em Tempo Real atingiu níveis tão baixos que possibilitaram o uso de testes quantitativos no diagnóstico e não somente na monitorização, eliminando o uso de testes qualitativos.  “Podemos diagnosticar infecção HIV aguda antes que qualquer outro método disponível, com altíssima segurança”. 

A Divisão de Medicina Molecular e Genômica tem no sequenciamento NGS o seu pilar, tecnologia que vem revolucionando vários campos da medicina.  O Dr. Flavio é também o presidente do Comitê de Patologia Molecular e Genômica da SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial), mandato 2019-21.  “Temos a visão que em breve, os testes moleculares serão empregados para todos indivíduos tanto para monitorar condições clínicas como preventivamente”

< voltar