o IACS

notícias

  • 11dez
  • Saúde
Grupo Sanguíneo ABO e Fator Rh D

Grupo Sanguíneo ABO e Fator Rh D

O IACS adotou recentemente uma tecnologia automatizada para fazer a Tipagem Sanguínea do Sistema ABO e do Fator RhD. O uso de um sistema completamente automatizado elimina totalmente a chance de troca de resultado: tubos com etiquetas código de barras são inseridos no aparelho que executa as análises e envia os resultados diretamente via sistema para análise de consistência e liberação do resultado em tela.

Transfusionalmente, o sistema ABO é o mais importante dos 35 tipos/grupos do sistema de classificação dos tipos saguíneos. Consiste de três antígenos, A, B e H, que produzem quatro fenótipos A, B, AB e O, cuja característica é a presença normal de anticorpos anti-A e anti-B na ausência dos correspondentes dos antígenos (A e/ou B) na membrana das hemácias.

Com a nossa nova aparelhagem automática a tipagem direta e a reversa são realizadas simultaneamente, com aumento da sensibilidade da reação, de modo que agora é possível classificar tipos de sangue que anteriormente poderiam gerar dúvidas ou classificações errôneas. Na primeira fase da reação (a tipagem direta), a metodologia atual utiliza anticorpos monoclonais do kit, mais potentes e específicos, para detectar antígenos ABO/Rh nas hemácias do paciente. Na segunda fase (a classificação reversa), são pesquisados os anticorpos do sistema ABO/Rh no soro do paciente, usando-se hemácias comerciais A e B, parte do kit. O resultado das duas etapas, feitas ao mesmo tempo devem ser concordantes.

< voltar