Hemograma: o que é, preparação para o exame e mais!
O hemograma é um exame de sangue que avalia a quantidade e algumas características importantes das células sanguíneas circulantes.
Esse exame tem inúmeras aplicações e é um dos mais frequentemente solicitados, uma vez que ajuda a identificar infecções, anemias, inflamações, distúrbios da coagulação, entre outras condições.
Converse sempre com se médico!
Para que serve o hemograma?
O hemograma é um exame que avalia as células do sangue, que incluem os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo, os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, importantes na defesa do corpo, e as plaquetas, envolvidas na coagulação.
Tem utilidade para auxiliar o diagnóstico ou o acompanhamento de diversas condições médicas que afetam essas células.
Principais condições clínicas que um hemograma pode identificar
O hemograma é importante para detectar ou monitorar uma diversidade de doenças. Alguns exemplos de condições que o hemograma tem um papel importante no diagnóstico ou no seguimento são:
- anemias, auxiliando, ainda, a discriminar os diferentes tipos dessa condição;
- processos infecciosos ou inflamatórios;
- determinadas alterações no sistema imunológico;
- distúrbios de coagulação associados às plaquetas;
- alguns tipos de câncer do sistema hematológico;
- reações adversas a medicações;
- entre muitas outras
Componentes do hemograma
O hemograma analisa células do sangue e alguns parâmetros específicos a elas relacionados:
Glóbulos vermelhos (Eritrograma)
Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio aos tecidos e removem dióxido de carbono. Alterações na quantidade dessas células e nos parâmetros a elas associados podem indicar anemias, entre outras condições. O eritrograma, parte do hemograma, fornece informações sobre esses elementos.
Glóbulos brancos (Leucograma)
Os glóbulos brancos, ou leucócitos, são células importantes para a defesa do nosso organismo, sobretudo contra agentes externos. Alterações nessas células podem indicar infecções, inflamações, anormalidades no sistema imunológico e, mais raramente, alguns tipos específicos de câncer, entre outros quadros. O leucograma mostra principalmente a quantidade de cada tipo de glóbulo branco.
Plaquetas
As plaquetas atuam na coagulação do sangue e na prevenção de hemorragias. Uma diminuição importante na contagem dessas células pode ter várias causas e pode se associar a um risco maior de sangramento. Por outro lado, plaquetas muito aumentadas podem se relacionar a processos infecciosos, inflamatórios, entre outros.
Quando o hemograma é indicado
O hemograma deve ser sempre solicitado pelo médico e pode ser indicado tanto para uma avaliação de rotina da saúde quanto para a investigação de sintomas específicos ou para o acompanhamento de condições médicas já existentes ou tratamentos em curso.
Preparo e procedimento do exame de Hemograma
O preparo é simples: não é necessário jejum, exceto se feito com outros exames para os quais o jejum seja recomendado. É importante informar sobre medicações e evitar atividades intensas antes do exame.
O hemograma é feito a partir de uma amostra de sangue. A coleta é rápida e os resultados ficam prontos em poucas horas.
Realize seu exame Hemograma com o IACS
Converse sempre com seu médico e, se indicado, realize seu hemograma no IACS! Encontre uma unidade próxima ou agende nosso Atendimento Domiciliar. Contamos com uma equipe altamente qualificada para exames, vacinas, diagnósticos cardiológicos e Medicina Ocupacional. Ligue para 4004-1951 ou fale pelo WhatsApp (13) 99610-9364 para mais informações.