Exame Vitamina D
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a vitamina D é considerada um pré-hormônio, que possui um importante papel na saúde óssea. Sua principal fonte é a pele em resposta à luz solar e uma pequena quantidade desta vitamina é encontrada em alguns alimentos (especialmente peixes gordurosos), o que torna limitada a disponibilidade de vitamina D na dieta.
O que é a vitamina D?
A vitamina D é considerada um pré-hormônio e a dosagem da sua forma circulante mais abundante é a 25-hidroxi-colecalciferol (25-OHD).
Para que serve a vitamina D?
A vitamina D é importante para a saúde óssea, além de regular os níveis de cálcio no sangue, garantindo o bom funcionamento dos músculos e nervos.
O que pode causar os baixos níveis de vitamina D?
Os baixos níveis de vitamina D podem estar relacionados com a idade (idosos possuem maior risco para diminuição dos níveis de vitamina D); pessoas com história de quedas e fraturas; causas secundárias de osteoporose (doenças e medicações); a falta de atividades ao ar livre; mobilidade reduzida; durante o outono e inverno (pela menor exposição ao sol); entre outras.
Como a dosagem de vitamina D no sangue é feita?
A dosagem da vitamina D no sangue é feita mais frequentemente pela avaliação dos níveis de 25-hidroxi-colecalciferol (25-OHD), a forma mais abundante na circulação, o que permite saber se os níveis de vitamina D estão adequados ou se há necessidade de suplementação, cuja indicação é médica.
Valores de referência da vitamina D
São considerados os seguintes valores de referência da vitamina D, de acordo a população avaliada:
• população saudável (até 60 anos): acima de 20 ng/mL
• grupos de risco: 30 a 60 ng/mL
• risco de toxicidade e hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue): acima de 100 ng/mL
Realize seu exame de vitamina D com o IACS.
Busque a unidade mais próxima ou agende atendimento domiciliar pelo site. O IACS conta com uma equipe altamente qualificada para exames, vacinas, diagnósticos em cardiologia, imagens e medicina ocupacional. Para mais informações, ligue para 4004-1951 ou WhatsApp (13) 99610-9364.