Imagem - undefined Imagem - undefined

    Urocultura: o que é, importância do exame e mais!

    A cultura de urina ou urocultura é um exame que identifica o tipo de microrganismo responsável por infecções urinárias, possibilitando a escolha do antibiótico mais adequado. Esse exame é especialmente importante em casos de infecções urinárias recorrentes, falhas no tratamento, sintomas graves e em grupos de risco, como gestantes e idosos. Além disso, ajuda a evitar o uso inadequado de antibióticos, prevenindo a resistência bacteriana e complicações mais sérias, como infecções renais ou sepse.

    O que é o exame de cultura de urina?

    O a urocultura de urina trata-se de um teste laboratorial que detecta microrganismos, como bactérias ou fungos, na urina, sendo fundamental para o diagnóstico de infecções do trato urinário (ITU). Ao contrário do exame de urina comum, que avalia apenas características físicas e químicas, a cultura identifica especificamente o agente causador da infecção.

    O que o exame detecta?

    Esse exame laboratorial é útil para identificar microrganismos patogênicos, como bactérias e fungos, que causam infecções no trato urinário (ITU). A maioria das ITU é causada por bactérias, e menos comumente alguns vírus, parasitas e fungos. Entre os agentes pesquisados pelo exame, estão Escherichia coli, Klebsiella, Proteus, Enterobacter e Candida. Além de detectar esses microrganismos, o exame também avalia a sensibilidade a antibióticos, permitindo a escolha do tratamento mais eficaz.

    Como é realizado o exame

    A coleta da amostra deve ser feita em um recipiente estéril, fornecido pelo laboratório. Recomenda-se colher a primeira urina da manhã ou outra amostra, tendo-se o cuidado de ficar pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta. Idealmente, a coleta deve ser feita no laboratório devido às instruções que o cliente recebe para realizar o procedimento sem risco de contaminação da amostra. Em algumas situações, a coleta de cultura de urina poderá sem feita em casa. Neste caso, o cliente deve entrar em contato com o laboratório para receber as orientações específicas. 

    Quando o exame é indicado

    O exame é indicado em várias situações, especialmente em casos de suspeita de infecção do trato urinário (ITU). Ele geralmente é realizado para a investigação de sinais e sintomas como dor ou ardência ao urinar, urina turva ou com odor forte, aumento da frequência urinária, presença de sangue na urina, febre e dor lombar. Além disso, é recomendado em infecções urinárias de repetição e para monitorar o tratamento. A cultura de urina é fundamental para identificar a causa da infecção e direcionar o tratamento adequado.

    Resultado do exame de urocultura

    O exame de cultura de urina diagnostica infecções do trato urinário (ITU) e pode apresentar resultados positivos ou negativos. Um resultado positivo indica a presença de microrganismos patogênicos, permitindo identificar o agente causador da infecção. Quando o resultado é positivo, é realizado outro teste denominado antibiograma, que serve para analisar a sensibilidade das bactérias aos diferentes antibióticos, ajudando a escolher o tratamento antibiótico mais adequado. Por outro lado, um resultado negativo sugere a ausência de infecção ou a presença de organismos não detectáveis. A interpretação correta dos resultados e a indicação do tratamento devem ser feitas sempre pelo médico.

    Realize seu exame de cultura de urina com o IACS

    Realize seu exame de cultura de urina com o IACS. Encontre uma de nossas unidades mais próximas de você e aproveite um ambiente acolhedor, que inclui espaço kids. Se preferir, oferecemos a comodidade do Atendimento Domiciliar. 

    O IACS conta com uma equipe altamente qualificada em exames laboratoriais, aplicação de vacinas, diagnósticos em cardiologia e imagem, além de serviços de Medicina Ocupacional. Para mais informações, ligue para 4004-1951 ou envie uma mensagem pelo WhatsApp: (13) 99610-9364.

    Converse sempre com seu médico!